Na noite de sexta-feira (02), Flávio José manifestou sua insatisfação por ter que reduzir a duração do show em aproximadamente 30 minutos, após uma determinação dos organizadores do evento. Antes do comunicado oficial, o prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima, utilizou as redes sociais para lamentar o ocorrido.
A prefeitura de Campina Grande emitiu um pronunciamento neste sábado (03), em resposta à reclamação do cantor paraibano Flávio José, que teve seu tempo de apresentação reduzido na noite anterior (02).
Na nota, a prefeitura pediu desculpas e expressou solidariedade. Afirmou que a gestão respeita todos os artistas e tem o objetivo de realizar um evento que valorize a cultura e a tradição de 40 anos do Maior São João do Mundo.
Segundo a prefeitura, esta edição conta com o maior número de atrações regionais. Além disso, alegou não ter controle sobre a ordem dos shows, uma vez que isso é responsabilidade da empresa organizadora do evento.
A nota registrou: "Nomes que nos enchem de orgulho, como Flávio José, Alcymar Monteiro, Chico César, Capilé, Biliu de Campina e tantos outros. Infelizmente, não temos controle sobre a ordem dos shows, pois essa responsabilidade cabe à empresa vencedora da licitação que realiza a festa. No entanto, estamos atentos e cobrando para que nossos artistas sejam respeitados e possam engrandecer o São João de Campina Grande".
Antes da divulgação do comunicado oficial, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) se pronunciou nas redes sociais. Ele expressou sua admiração por Flávio José e lamentou o ocorrido, afirmando que o encurtamento da apresentação em 20 minutos foi motivado pela passagem de som.
"Permitam-me fazer um comentário. Nem mesmo esse problema vai diminuir o brilho da edição mais bela do São João e, de longe, a que mais valoriza nossas raízes e nossa regionalidade", destacou. (veja a publicação completa abaixo)
Entenda o que aconteceu:
Flávio José reclamou por ter que reduzir a duração do show em pelo menos 30 minutos, por ordem dos organizadores do evento. Ele chegou a mencionar que não sabia se conseguiria cantar todas as músicas do repertório devido a essa "corte" na apresentação.
Visivelmente insatisfeito com a solicitação de diminuição do tempo, ele aproveitou para criticar a falta de valorização dos artistas nordestinos.
"Disseram-me que eu só poderia tocar 1h10. Não tenho nenhum outro show para correr e fazer... Isso não foi ideia minha. Infelizmente, essas são as coisas que os artistas da música nordestina enfrentam, é isso. 'Não precisa cantar 1h30, 1h está bom!'", desabafou.
Sua declaração repercutiu intensamente nas redes sociais e gerou um debate sobre a importância de lutar para manter ou ampliar a participação dos artistas de forró nordestino nas festas juninas.
As críticas apontam que a apresentação do cantor paraibano foi reduzida para dar mais espaço ao cantor sertanejo Gusttavo Lima. A empresa responsável ainda não se pronunciou oficialmente sobre o motivo da redução do tempo de apresentação de Flávio José (até às 19h00).
Gusttavo Lima se apresentou por quase 3 horas e, ao final do show, enfatizou seu orgulho em fazer uma apresentação com essa duração no maior palco junino do país.
Segue abaixo a nota na íntegra:
Expressamos nossa solidariedade e pedimos sinceras desculpas a Flávio José.
Respeitamos todos os artistas e buscamos realizar um evento que valorize nossa cultura e a tradição de 40 anos do Maior São João do Mundo. Esta edição conta com o maior número de atrações regionais.
Nomes que nos enchem de orgulho, como Flávio José, Alcymar Monteiro, Chico César, Capilé, Biliu de Campina e tantos outros. Infelizmente, não temos controle sobre a ordem dos shows, pois essa responsabilidade cabe à empresa vencedora da licitação que realiza a festa.
No entanto, estamos atentos e cobrando para que nossos artistas sejam respeitados e possam engrandecer o São João de Campina Grande.